
Próteses Dentárias
O que é uma prótese dentária removível?
As chamadas dentaduras ou pontes, como são conhecidas popularmente, são peças utilizadas para substituir dentes perdidos e extraídos, restaurando estética, função, forma e trazendo dessa forma maior conforto ao paciente. São todas opções de prótese não fixas, ou seja, são próteses que você pode tirar (para higienizar, dormir, etc.) e pôr novamente, em casa.
Quais tipos de prótese eu posso fazer em seu consultório?
1. Prótese parcial removível metálica (PPR):
Possui estrutura metálica e rígida que se acomoda nos dentes naturais e gengiva. É utilizada em pacientes que perderam um número de dentes, mas ainda tem dentes naturais em boca.
Possui grampos que “abraçam” os dentes que estão ao lado das regiões desdentadas, dando segurança, boa retenção e adequada adaptação.
2. Prótese parcial removível flexível:
Não apresenta parte metálica em sua composição. É uma prótese mais estética e flexível que se acomoda nos dentes naturais e gengiva, ou seja, em pacientes que ainda possuem dentes naturais em boca.
É feita com um material semelhante a um silicone, sendo bem indicada para pacientes que perderam dentes em região anterior da boca ou poucos dentes.
3. Prótese parcial removível provisória:
É uma prótese de uso provisório, indicadas para pacientes que irão passar por extrações dentárias e não querem ficar desdentados durante o período de cicatrização da região.
Normalmente possui grampos metálicos mais finos que abraçam o dente conferindo retenção.
Prótese total (Dentadura):
Prótese indicada para pacientes que tiraram todos os dentes da boca.
É uma prótese de resina acrílica, normalmente com fundo transparente.
Como são feitos os procedimentos de cada prótese?
Após conversarmos sobre qual a melhor opção e prótese para você, antes de começarmos a prótese irei fazer algumas observações, dos quais: explicação de cada etapa que iremos fazer, quantas vezes aproximadamente terá que vir ao consultório, irei falar sobre o dia da prova da prótese, etapa importante onde você irá avaliar tamanho, cor, posição dos dentes, sobre o pós-finalizado prótese, sobre a higienização (que será reforçada no dia da entrega) e sobre período de ajustes.
Como vai ser o período de adaptação e ajustes?
Normalmente falo aos pacientes que o dia da entrega não é de fato a finalização, eles podem voltar quantas vezes precisarem para fazer ajustes, faz parte do atendimento do produto que entrego.
Sempre falo a todos os pacientes que vão fazer uma prótese nova que o período de ajustes e adaptação da peça nova em boca é um período muito difícil, normalmente dói e o paciente pode precisar voltar algumas vezes para ajustar em consultório. Não se alarme, é perfeitamente normal.
O paciente também pode achar que a prótese inferior está solta na boca: é questão de se acostumar com a prótese nova, no caso acostumar a língua e a bochecha a manter ela na posição correta. Diferentemente da prótese de cima, que chega a ficar bem retentiva, a inferior não possui nada na anatomia da boca que faça com que ela fique totalmente firme e imóvel, muito pelo contrário, temos a musculatura da língua e bochecha que conforme conversamos e comemos, se movimentam e movimentam a prótese junto.