
CLAREAMENTO DENTÁRIO
O clareamento dentário é um procedimento muito procurado por pacientes exigentes em estética e, buscando proporcionar a melhor experiência a você, o atendimento que proporciono é diferenciado, realizado levando em consideração fundamentos importantes, técnicas e conceitos aprendidos em curso de habilitação em laserterapia, onde uma das abordagens é justamente a luz led no tratamento clareador.
O que é o clareamento dentário e como funciona o procedimento?
É um procedimento que visa o clareamento dos dentes, tornando dentes amarelados em tons mais claros e com aparência mais estética e satisfatória. O gel clareador, normalmente de peroxido de hidrogênio ou carbamida, produz radicais livres que quebram as moléculas orgânicas de pigmentos presentes dentro da estrutura dentária, causando o efeito clareador.
Como é feito o clareamento dentário?
Existem dois tratamentos para clarear os dentes, o clareamento caseiro e o clareamento de consultório. Podem ser feitos de forma individualizada ou em combinação das duas técnicas. De forma resumida, o clareamento caseiro é realizado em casa sob orientação e acompanhamento do profissional e o clareamento de consultório é feito em sessão clinica com manipulação e inserção do gel nos dentes, direto pelo profissional dentista.
Clareamento de consultório e clareamento a laser
O clareamento de consultório pode ou não ser realizado com o auxílio de aparelhos de luz led - conhecido como clareamento à laser - tecnologia que irá agilizar o processo de clareamento, tornando a consulta mais rápida e confortável ao paciente.
Em meu consultório realizo o tratamento fotoativado, onde além da aplicação do gel também faço uso do aparelho de luz led (laser). O gel utilizado no clareamento de consultório possui uma concentração mais elevada em relação ao gel utilizado no tratamento caseiro, e, desta forma, é feito de 2 a 3 sessões, intercalando 1 semana entre cada sessão clínica para não gerar danos aos dentes. Por ser fotoativado, o tempo em cadeira é reduzido em relação ao clareamento convencional sem aparelho led.
Clareamento caseiro
O clareamento caseiro é quando o paciente realiza o clareamento em casa, com auxílio de moldeiras personalizadas, feitas no consultório por meio de moldagem da boca.
Esse clareamento, mesmo realizado em casa, é feito de forma supervisionada e com base em orientações passadas no ato da entrega das moldeiras e gel clareador. Normalmente uma seringa de gel, com concentração escolhida de forma individualizada para cada caso, dura aproximadamente 1 semana, podendo ser feito por até 3 semanas. Salvo em casos de pacientes com sensibilidade, onde adoto outro protocolo, o clareamento deve ser feito todos os dias, pois a concentração do gel é menor em comparação ao gel utilizado no clareamento de consultório.
Qual técnica é melhor para meu caso? Tem alguma contraindicação?
Para selecionar a melhor técnica deve-se fazer uma correta avaliação clínica: observando a condição dentária, a saúde bucal (gengival e dentária), possíveis contraindicações (como idade inferior há 13 anos, cáries, gengivites, alta sensibilidade dentária) ou achados clínicos que requerem uma abordagem diferenciada (como abfrações e retrações, trincas, resinas em dentes anteriores - que não são clareados com o clareamento) etc. Porém ambas as técnicas são eficazes e entregam resultados similares.
Clareamento dentário causa sensibilidade?
O clareamento pode causar sensibilidade, contudo, como o procedimento caseiro é realizado sob supervisão, são feitas recomendações para reduzir o risco da sensibilidade. Já no clareamento de consultório, adoto técnicas personalizadas, visando menor risco da sensibilidade. Também utilizo de aparatos como flúor e dessensibilizantes que reduzem a sensibilidade.
E as outras formas de clarear o dente?
Outras formas de clareamento não fazem efetivamente um clareamento dentário, normalmente eles apenas abrasonam o dente, removendo manchas superficiais.
Mas cuidado! Junto da mancha também está sendo removido esmalte dentário, de forma irreversível, que pode tornar o dente desprotegido e também levar à sensibilidade dentária. Outras formas de clareamento sem supervisão do profissional também devem ser estudadas com cautela devido à riscos de lesionar tanto a gengiva, causando queimaduras severas, quanto os próprios dentes.